Dependendo da finalidade da cirurgia, pode alterar a estética, a função ou a estrutura do nariz do paciente. Ao escolher um cirurgião plástico para realizar a cirurgia de rinoplastia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia. Etapa 3 – Remodelação da estrutura do narizA cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito.Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e, raras vezes, parte da cartilagem da costela pode ser usada. Entretanto, esse tipo de cirurgia plástica pode ser feita por um profissional especialista em rinoplastia que irá seguir todos os procedimentos necessários, e ali com segurança você poderá se contentar com um novo formato de nariz.
Conheça os principais tipos de plástica no nariz
Para que o resultado seja duradouro, enxertos são posicionados com objetivo de aumentar o suporte da ponta nasal. A cirurgia protese peniana pode proporcionar uma vida sexual plena e saudável para aqueles pacientes que sofrem com a impotencia sexual. Ainda, quando a cirurgia ocorrer por questões funcionais, o desvio do septo pode ser tratado. Uma única Rinoplastia pode conter vários desses projetos ou tratar apenas de um ponto que incomode o paciente.
Como é o pós-operatório da cirurgia de nariz?
“A fratura nasal não necessariamente precisa ser operada, porque às vezes não teve nenhum desvio, não entortou o nariz ou não está comprometendo a respiração. Nesses casos, a cirurgia não é necessária e o melhor a fazer é ficar em repouso, usando curativo. A cirurgia tem indicação quando ocorre um desvio grande no nariz ou se a fratura está comprometendo a respiração. Nesses casos, deve-se operar o quanto antes ou esperar algumas semanas para o nariz desinchar para reavaliar.
Cirurgia no nariz: tudo que você precisa saber para conquistar o nariz perfeito!
No entanto, antes de embarcar nessa jornada, é importante entender como funciona a cirurgia, bem como seus riscos e benefícios. A figura abaixo mostra as diferenças estéticas entre as principais etnias, no que diz respeito ao nariz. Por estar localizada bem no centro do rosto, qualquer alteração é facilmente percebida. Sendo assim, é uma grande responsabilidade conduzir o trabalho e isso requer estudo, cuidado, experiência e qualificação adequada. Em outras palavras, a pessoa se sente mais bonita, confiante e motivada a se cuidar mais.
Rinoplastia pós-traumática
Nessas variáveis estão elencados os cuidados pós-operatórios que são definidos pelo cirurgião e que devem ser rigorosamente observados pelo paciente. Nessa seara incluem-se os medicamentos prescritos pelo cirurgião ao paciente, bem como os cuidados corporais a serem observados, principalmente quanto à cicatrização. O paciente deverá seguir à risca as orientações, evitando bebidas alcoólicas, fumo, exposição solar e atividades físicas, entre outras. A rinoplastia estética é realizada com o objetivo de melhorar a aparência do nariz. Isso pode envolver a redução ou aumento do tamanho do nariz, a correção de desvios no dorso nasal e a modelagem das pontas. É uma das cirurgias plásticas mais comuns em todo o mundo, buscada por pessoas que desejam aprimorar sua aparência facial. O procedimento é indicado para quem busca realizar alguma mudança estética na estrutura nasal (cartilagem e ossos) ou corrigir problemas funcionais no nariz, como a dificuldade para respirar.
A Rinoplastia é indicada em quais casos?
- Assim, o cirurgião separa a pele do osso e da cartilagem e realiza as intervenções sem uma visão direta.
- Tudo isso é avaliado e decidido em conjunto com o médico, nas consultas que antecedem o procedimento cirúrgico.
- No entanto, antes de embarcar nessa jornada, é importante entender como funciona a cirurgia, bem como seus riscos e benefícios.
- A rinoplastia reconstrutiva é considerada também em situações em que o paciente queira corrigir malformações congênitas.
- A partir disso, é possível ter uma visão mais profunda da anatomia nasal da paciente, permitindo que o cirurgião faça mudanças mais precisas.
Geralmente, os edemas e equimoses da cirurgia desaparecem nas primeiras semanas. Entretanto, dependendo do tipo de manipulação que foi realizada no nariz, o inchaço pode demorar muitos meses para diminuir. Geralmente, em 15 dias a aparência do local volta completamente ao normal, sem equimose ou inchaços. Entretanto, a recuperação da cirurgia depende da cicatrização de cada paciente. Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça completamente e até um ano – e às vezes mais – para o resultado da cirurgia ser percebido em sua totalidade. Embora os resultados da rinoplastia sejam geralmente permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo. Etapa 5 – Fechando as incisõesUma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Além disso, existe um inchaço pós-operatório que é devido a esses dois fatores. Na sequência, esse endurecimento costuma melhorar após algum tempo com a reabsorção do inchaço e com uma discreta perda de força estrutural desses enxertos. O Dr. STÉDILE vem utilizando a TÉCNICA FECHADA AMPLIADA evitando a cicatriz externa na columela a qual é necessária para realizar a TÉCNICA ABERTA. É importante ressaltar que é possível a visão e a reconstrução de todas as estruturas nasais pela TÉCNICA FECHADA AMPLIADA, porém será necessário TER O CONHECIMENTO E OS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA EXECUTÁ-LA DESTA FORMA. O conhecimento na especialidade de OTORRINOLARINGOLOGIA permite ao cirurgião trabalhar em áreas pequenas e profundas e o uso de equipamentos adequados permite ter a VISÃO TOTAL DAS ESTRUTURAS NASAIS. A cirurgia de rinoplastia pode durar até três horas, dependendo da extensão do procedimento e das necessidades individuais do paciente.

A rinoplastia pode melhorar a sua respiração porque irá corrigir os desvios funcionais (desvio de septo e hipertrofia dos cornetos). O médico deve procurar de todas as formas reconstruir o nariz do paciente gerando o mínimo de incômodo, ou seja, usando cartilagem do septo ou orelhas. Muitas vezes, entretanto, não existe cartilagem suficiente no septo ou orelhas, e somente a cartilagem da costela oferece a quantidade necessária para uma reconstrução correta e duradoura. É bom lembrar que, atualmente, a mobilidade e o nível de agressão nessas retiradas de cartilagem da costela são feitas através de uma pequena incisão de 2, 5cm, localizada a 0,5 cm do sulco inframamário. Essa incisão, suturada de forma cuidadosa, resulta em uma pequena cicatriz, geralmente imperceptível.

Tentar partir de uma cópia pode levar a um resultado desproporcional e insatisfatório. É importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento ao qual será submetido. É natural que sinta um pouco de ansiedade, que tenha expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir estes sentimentos com o seu cirurgião plástico.