Saiba quais itens não podem faltar na sua lista de compras no mercado

· 6 min read
Saiba quais itens não podem faltar na sua lista de compras no mercado

Isso porque muitas vezes vamos às compras e saímos pegando tudo sem nenhum planejamento ou organização. Como consequência, pode haver desperdício e um déficit nutricional associado às más escolhas. Existem pequenos hábitos que podem  nos ajudar a manter a boa nutrição e ainda economizar. O cardápio é montado de maneira individual pelo nutricionista baseado nas necessidades e objetivos de cada pessoa. Por isso, são solicitados exames prévios de saúde, assim o profissional consegue analisar o que precisa ser alterado na alimentação para que o objetivo seja alcançado. Saiba quais são as frutas e legumes de cada estação e opte por eles primeiro, uma vez que eles tendem a ser mais frescos e saborosos. “Para resistir às tentações na hora das compras, monte uma lista bem específica antes de sair de casa com todos os itens que você realmente precisa e vá direto nesses itens”, orienta Larissa Duran.

Confira os alimentos mais recomendados para quem quer ter uma alimentação mais equilibrada

  • Isso porque muitas vezes vamos às compras e saímos pegando tudo sem nenhum planejamento ou organização.
  • A nutricionista Danielle Toledo (@nutri_danitoledo) explica que o ideal é já ter um cardápio pronto da semana, com a lista de compras.
  • Sempre que possível, escolha ovos, carne e aves orgânicos, bem como peixes selvagens.
  • Os supermercados têm tantas opções de guloseimas que, na maioria das vezes, não são nada saudáveis que representam tentações perigosas.
  • Sempre fui apaixonada por tudo que envolve a nutrição, e fascinada pelo poder que os alimentos possuem de transformar cada célula do nosso corpo.

Se quiser incorporar alimentos novos em seu cardápio, primeiro compre poucos para experimentar e ver se realmente gosta. Muitas vezes as aparências enganam e o que parece saudável, na verdade não é. Isso porque, segundo os nutricionistas, não é a aparência nem o gosto que determinam se um alimento faz bem para saúde. Apesar de muitos alimentos serem vendidos como benéficos para a saúde, nem todos são realmente saudáveis. “Indico que os leites e derivados sejam sempre da linha zero gorduras, desnatados ou lights.

Precisa de Ajuda?

  • Segundo Fabiana, ir ao mercado com a lista pronta é importante para conseguir comprar exatamente o necessário, evitando o desperdício de produto e de dinheiro.
  • Ao chegar no mercado, comece pelos corredores de vegetais e frutas e só depois passe para os demais setores.
  • “Indico que os leites e derivados sejam sempre da linha zero gorduras, desnatados ou lights.
  • Coloque os alimentos que sobraram para serem usados logo no inicio da semana, assim você não perde nada.
  • Quando fazemos uma lista de compras, ela nos ajuda a comprar o que precisamos sem esquecer de nada e sem gastar em excesso com coisas que não seriam necessárias.
  • “Para resistir às tentações na hora das compras, monte uma lista bem específica antes de sair de casa com todos os itens que você realmente precisa e vá direto nesses itens”, orienta Larissa Duran.

Além disso, incluir verduras, legumes e frutas na alimentação ajuda a saciar a fome e promover diversos benefícios para a saúde e para o corpo. São pequenas alterações, mas que fazem uma grande diferença em pouco tempo. Os produtos lácteos orgânicos também têm níveis mais altos de gorduras ômega-3 e antioxidantes, incluindo beta-caroteno e luteína, em comparação com os laticínios de gado alimentados com dietas convencionais à base de grãos. 📢 No ano passado, a Anvisa determinou que os alimentos precisam ter uma identificação na frente da embalagem (a rotulagem frontal) sinalizando alto teor de açúcar, gordura saturada e sódio que, em excesso, podem fazer mal à saúde. Ela também alerta que, após observar os primeiros itens, é preciso checar também a quantidade de fibras e proteínas do alimento, além das taxas de gordura e sódio. Por fim, para temperar suas refeições, coloque na lista de compras temperos frescos e desidratados, como cebola, alho, cheiro verde, manjericão, tomilho, lemon pepper, entre outros de sua preferência.

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de 'negacionista'

Na hora das compras, olhe sempre o rótulo dos produtos e opte por aqueles com menos ingredientes possíveis. Por isso, é sempre mais saudável escolher aqueles com poucos ingredientes. Por isso, sempre que for ao mercado fazer compras quinzenais ou até mesmo mensais, a lista de compras ajuda muito a se manter dentro dos objetivos e até mesmo economizar tempo na hora das compras. Quando fazemos uma lista de compras, ela nos ajuda a comprar o que precisamos sem esquecer de nada e sem gastar em excesso com coisas que não seriam necessárias.

Como o nutricionista decide qual a melhor lista de compras saudável para cada pessoa?

Por isso, faça a higienização imediata dos insumos a fim de garantir a segurança nutricional e evitar contaminação. Além disso, alguns alimentos podem ser congelados e já pré-preparados para evitar desperdícios e facilitar o dia a dia. Lembre-se sempre de variar o cardápio inserindo todos os grupos alimentares.  nutricionistas volta redonda , para uma orientação mais detalhada e personalizada, é importante consultar um profissional da área de nutrição. “Fuja de alimentos industrializados e foque sempre no mais natural, sempre pensando em desembalar menos e descascar mais”, completa. Assim, você consegue variar bastante na alimentação sem fazer uma compra gigante”, completa. Evite processados, como aqueles famosos pacotinhos de biscoitos, bolachas, batatinhas e afins.

Como é a lista de compras saudável passada pelo nutricionista?

Normalmente, após a análise e consulta com o nutricionista, ele monta um cardápio com diversas opções de lanches e refeições durante o dia. Além disso, também pode te instruir a realizar algumas escolhas mais saudáveis de pães, farinhas e alimentos em geral. Normalmente  após uma consulta com nutricionista, você já sai com um cardápio pronto com diversas opções para cada refeição durante a semana. Escolha as refeições que serão feitas na semana, desta maneira você consegue colocar os ingredientes na lista de compras. Organizar a lista de compras por categoria economiza tempo no supermercado, já que permite que pegue tudo que for necessário em cada seção. Então, estabeleça divisões por hortaliças (legumes e verduras), frutas, proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis e temperos. A partir disso, você consegue montar sua própria lista de compras saudável e ir ao mercado já com o direcionamento certo do que precisa ser comprado. Se você não costuma realizar compras seguindo uma lista, pode pedir orientação ao nutricionista para montar a lista. – Chocolate meio amargo ou amargo;– Frutas secas sem açúcar (passas, figos, manga ou rodelas de maçã);– Picles;– Azeitonas. – Fermento em pó;– Bicarbonato de sódio;– Cacau e nibs de cacau;– Tomates secos.

Comprar comida para casa pode ser uma tarefa complicada,  até mesmo para as pessoas mais organizadas, já que os alimentos processados e industrializados podem parecer tentadores. Portanto, uma lista de compras para dieta pode ser sua melhor aliada para um cardápio saudável. Segundo a nutricionista funcional e esportiva Fabiana Guimarães, uma lista de supermercado precisa ter exatamente o que comprar e o quanto comprar, priorizando a escolha de alimentos saudáveis para uma dieta mais equilibrada. Segundo Fabiana, ir ao mercado com a lista pronta é importante para conseguir comprar exatamente o necessário, evitando o desperdício de produto e de dinheiro. Ir no supermercado muitas vezes pode ser uma trapaça e tanto, porque ficamos tentados com tantas opções e novidades. E, por isso, é necessário ter uma extensa e específica lista de compras para dieta. Para te auxiliar a se alimentar de uma forma melhor e fazer boas escolhas para seu prato, confira sugestões para montar uma lista de compras mais saudável. Abaixo, a lista de compras elaborada pensando nesse cardápio para a semana inteira, de segunda a domingo, considerando que a pessoa irá cozinhar almoço e janta todos os dias. Ana Paula sugeriu legumes como abóbora, brócolis e couve flor, por serem fáceis de congelar, além de nutritivos. Para não errar na hora de listar os ingredientes, a profissional sugere prestar atenção na quantidade, duração e no estilo de vida. Se você tem uma rotina corrida, aposte em alimentos para preparar marmitas. Quando for usá-las, retire do congelador a quantidade que precisa e, em seguida, congele novamente o restante. Inclua no carrinho opções como arroz, feijão, grão-de-bico, lentilha, quinoa e ervilha. Sempre fui apaixonada por tudo que envolve a nutrição, e fascinada pelo poder que os alimentos possuem de transformar cada célula do nosso corpo. Assine a NLife e receba conteúdos valiosos sobre nutrição, suplementação, estilo de vida e exercícios físicos. Além de conseguir se adequar a sua rotina e aos seus gostos, eu diria que é a sua organização.